
Coordenação
- Alexsander Gebara – Coordenador
- Marcelo Bittencourt – Vice Coordenador
Pesquisadores efetivos

E-mail: algebara@id.uff.br
Alexsander Gebrara
Professor de História da África na Universidade Federal Fluminense desde 2007. Formou-se em história pela Unicamp em 1998, fez mestrado na USP e doutorado na mesma instituição com estágio de pesquisa na London School of Economics. Realizou também estágios de pós-doutoramento no King ‘s College em Londres, entre os anos de 2015 e 2016, e na San Diego State University, em 2023/24. Trabalha principalmente com a análise do discurso colonial sobre a África com ênfase em relatos de viagem produzidos ao longo do século XIX no processo de consolidação da Hegemonia global Britânica. Atualmente está investindo em novas frentes de pesquisa buscando compreender o início das invasões e estabelecimento dos estados colonialistas, particularmente na África Ocidental.
Marcelo Bittencourt
Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Associado de História da África do Departamento de História da UFF. Realiza pesquisas sobre Angola, com especial ênfase no estudo do colonialismo, da luta de libertação e da Guerra Civil. É Bolsista Produtividade do CNPq.

E-mail: marcelo216@gmail.com

E-mail: felipepaiva@id.uff.br
Felipe Paiva
Professor de História da África na Universidade Federal Fluminense (UFF). Fundador e coordenador do Caliban – Experiências coloniais comparadas. Suas pesquisas se concentram principalmente na análise do discurso colonial em perspectiva comparativa crítica e no pensamento anticolonial. É autor dos livros Indômita Babel (Ed.UFF, 2017), Resistência e Revolução na África (Fábrica, 2019) e A Biblioteca do Selvagem (no prelo). Felipe é também romancista, autor de Descaminho (Kotter, 2021).
Pesquisadores associados
- Laura Padilha
- Iris Maria da Costa Amâncio (Universidade Federal Fluminense)
- Renata Flavia da Silva (Universidade Federal Fluminense)
- Silvio Jorge (Universidade Federal Fluminense)
- Andrea Marzano (professora Unirio)
- Mariana Pinho Cândido (professora Princeton University)
- Milton Guran (pesquisador LABHOI/UFF)
- Roberto Guedes (professor UFRRJ)
- Roquinaldo Ferreira (professor University of Virginia)
In Memoriam
- Alexandre Vieira Ribeiro
- Alberto da Costa e Silva
Doutorandos

E-mail: jonathancesar@id.uff.br
Jonathan Cesar Rodrigues
Graduado em História pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre em História Social pelo PPGHIS da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História dos Estados Unidos, História do Japão e em estudos dos conceitos de Nação e Nacionalismo.
Mestrandos
Juliana Veloso
Mestranda em História pela Universidade Federal Fluminense, com graduação em História pela mesma instituição. É professora de História na Educação Básica. Estagiou na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, foi bolsista do PET História e do PIBID/CAPES, além de monitora em Teoria da História pelo curso de Graduação em História da UFF.

E-mail: jsmachado@id.uff.br

E-mail: caiomanzoli@id.uff.br
Caio Manzoli
Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Possui experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea.
Amalte Rosilde Mendes Correia
Mestranda em História pela Universidade Federal Fluminense, é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Estagiou na Divisão de Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. É Técnica Superior afeta à Direção Geral da Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades da Guiné-Bissau.
Thaísa Antunes
Mestranda em História pela Universidade Federal Fluminense, possui licenciatura em História pela mesma instituição. É estudante da especialização em História da África e da Diáspora Atlântica pelo Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN).
Conselho Consultivo
- Augusto Nascimento (Portugal)
- Carmem Lúcia Tindó Secco (Brasil)
- Catarina Madeira Santos (França)
- Jean-Michel Mabeko Tali
- João Carlos Borges Coelho (Moçambique)
- José Octavio Van Dunen (Angola)
- Maurice Bazemo (Burkina Faso)
- Paul E. Lovejoy (Canadá)
- Rita de Cassia Natal Chaves (Brasil)
- Rosa Cruz e Silva (Angola)
- Valdemir Zamparoni (Brasil)